Prefeitura disponibiliza vacina contra varicela nos postos de Saúde de Palhoça

A vacina contra a varicela que só é encontrada em clínicas particulares, agora esta disponível para os cidadãos de Palhoça nos postos de Saúde do município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, esta acertando os detalhes finais para iniciar a vacinação em todas as crianças a partir de 15 meses de idade (um ano e três meses).

A imunização contra a varicela será acrescentada na lista das três vacinas; Rubéola, Caxumba, Sarampo, conhecida como Vacina Triviral, que agora será ministrada nos postos de Palhoça como Tetrataviral.

Para o prefeito Camilo Martins, a disponibilidade desta vacina nos postos de saúde de Palhoça é uma vitória para todos, mas principalmente para pessoas que não tem condições financeiras para pagar a imunização em clínicas privadas. “Nosso objetivo é promover mais qualidade e saúde para todos e a vacina é a melhor forma de prevenir  doenças”, afirma Camilo.



De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Aparecida Lemos (Cida), a vacina contra a varicela esta incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI), e vai estar disponível nos postos de saúde de Palhoça à partir da quinta feira (19). “Toda criança que tiver 15 meses de idade poderá tomar a vacina, que estará disponível  a partir da próxima quinta feira.”, afirmou Cida.

A varicela é causada por um vírus chamado varicela-zoster. É uma infecção muito frequente na infância, mas também pode atacar adultos. A doença inicia com febre alta e em dois ou três dias a criança começa apresentar pontos vermelhos e erupções (bolsinhas cheias de liquido) cutâneas na pele causando coceira (comichão). A varicela é uma doença benigna, mas se não tratada pode causar meningite. A criança vacinada se torna imune por toda a vida.



Deixe um comentário