A Prefeitura de Palhoça, através da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCAM), está organizando uma programação especial para comemorar o “Dia da Árvore” em alto estilo.
Na sexta-feira, 20, um dia antes da data comemorativa (21 de setembro), alunos da Rede Municipal de Ensino participarão da exibição de um filme temático, em tecnologia 3D, e farta distribuição de mudas de árvores. O palco do evento será a Praça 7 de Setembro, no centro histórico da cidade, das 9 às 17 horas. O público também terá acesso ao filme e à distribuição de mudas.
A FCAM vai montar uma sala inflável, na Praça 7, especialmente adaptada para receber o público estudantil. Os estudantes terão acesso livre à sala de exibição, e o transporte será organizado pela Secretaria Municipal de Educação, parceira da FCAM nesse projeto.
Em cartaz, o filme “SOS Planeta Terra”, com temática de educação ambiental. O superintendente da FCAM, João Batista dos Santos, informa que, além da exibição do filme temático, serão distribuídas mudas de árvores nativas e frutíferas.
Com o objetivo de promover a interação dos estudantes, para que eles assimilem uma compreensão mais profunda sobre a importância do Dia da Árvore, a distribuição de mudas terá a participação das crianças e adolescentes. “Numa data tão importante para o meio ambiente, os alunos não podem permanecer na postura de meros expectadores”, comenta João Batista. “Os estudantes terão participação ativa no evento”, disse.
O prefeito Camilo Martins incentivou a produção do evento da FCAM. Ele acha que a conservação das reservas naturais passa necessariamente pelo processo de conscientização dos jovens de hoje. “É nossa responsabilidade, incutir nas crianças e adolescentes, ensinamentos e regras claras sobre a natureza, sobre a vida de modo geral, a preservação dos recursos hídricos”, comentou o prefeito.