A ampliação da unidade do Senai (serviço nacional de aprendizagem industrial) voltada à formação de profissionais da aviação será inaugurada nesta terça-feira em Palhoça pelo sistema Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina). A estrutura ocupará mais de 5.000 m² com laboratórios didáticos e um hangar de 659 m². Com o aumento da estrutura, serão oferecidas 22 formações na área de aviação, entre elas cursos de piloto privado de avião e de helicóptero.

A demanda por profissionais da aviação é crescente no país, especialmente por conta do aumento do uso da capacidade aeroportuária. “Santa Catarina tem especial interesse em desenvolver um polo aeronáutico. Nesse sentido, é importante investir na qualificação de trabalhadores para a manutenção de aeronaves, atividade que requer constante atualização tecnológica”, afirma o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

O currículo foi desenvolvido pelo Senai de Santa Catarina atendendo às legislações do MEC (Ministério da Educação) e regulamento pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Todos os cursos são desenvolvidos em laboratórios de ponta e buscam inserir o aluno na resolução de problemas reais encontrados no dia a dia da indústria. A entidade elaborou ainda, em conjunto com empresas, instituições, entidades de classe e a Anac, o perfil profissional do curso técnico em manutenção de aeronaves, válido para todo o Brasil.

Aulas voltadas para manutenção

Atualmente, três cursos técnicos (com dois anos de duração), já são realizados na unidade: manutenção de aeronaves em aviônicos ((eletrônica da aviação), em célula e em grupo motopropulsor.

Com a nova estrutura, serão oferecidas formações de curta duração (entre 20 e 270 horas), como piloto privado avião, piloto privado helicóptero, piloto comercial avião, piloto comercial helicóptero, piloto de linha aérea – helicóptero, piloto de linha aérea – avião, tráfego aéreo internacional, inglês técnico para mecânicos, inglês técnico para pilotos, comissário, despachante operacional de voo.

Parte dos cursos será oferecida gratuitamente, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para saber mais sobre os cursos, basta ligar para o número gratuito 0800481212.