A FCAM – Fundação Cambirela do Meio Ambiente – está instalando um escritório avançado, na praia da Pinheira, para atender os moradores e investidores de toda a Região Sul. Os serviços da FCAM serão realizados em uma sala independente, no prédio da Secretaria Regional do Sul, estabelecido à Rua Aderbal Ramos da Silva, 506, contando com um telefone de número (48) 3283.1370.

O escritório começa a funcionar no próximo dia 3, uma segunda-feira, com expediente das 13 às 19 horas. Está autorizado a protocolar pedidos de autorização ambiental para: ligação de energia; legalização ou regularização de obras; alvará de construção; e corte de vegetação. Além disso, os munícipes também poderão consultar processos online.

Para conduzir esses trabalhos, a FCAM designou o técnico em Gestão Ambiental, Diego Coelho. Sempre que solicitado, ele deverá orientar os munícipes, sobre os procedimentos legais, inclusive fornecendo a relação de documentos para licenciamento. O escritório terá autonomia para protocolar o pedido, com abertura do processo, que, na seqüência, será encaminhado à sede da FCAM (no prédio do Centro Administrativo, no Bairro Pagani), para análise técnica.

Segundo o presidente da FCAM, João Batista dos Santos, esse trabalho vai beneficiar, significativamente, a população estabelecida ao sul do Morro dos Cavalos. Além da distância, de cerca de 40 quilômetros, o gargalo na BR-101, em frente à comunidade indígena, vinha tornando impraticável o deslocamento até o centro de Palhoça.

Para protocolar uma solicitação de licenciamento, para um simples corte de vegetação, o munícipe perdia um dia. Somente no trânsito, cerca de cinco horas, pois, em alguns momentos, uma viagem pode demorar até três horas. “Esse escritório, no sul, vai facilitar o acesso daquela população aos serviços da FCAM”, aposta o presidente da FCAM.

Na opinião do prefeito Camilo Martins, “é inadmissível que os moradores do sul percam tanto tempo em deslocamento, para tratar de questões ambientais. Por isso, estamos instalando um escritório avançado, na Pinheira”, afirma o prefeito.